8º dia da novena retrata São José, protetor da Santa Igreja

Na última quarta feira (17) ocorreu na Paróquia São José o 8º e penúltimo dia da novena em honra a São José, com o tema: “São José, protetor da Santa Igreja”, que foi seguido da celebração da Eucaristia, como todos os demais encontros. Padre Weber Galvani exortou que São José deve ser invocado como protetor da Santa Igreja, esclarecendo que é por esse motivo que o Papa convocou o ano Josefino.

Os fiéis foram levados a suplicar a São José proteção a Santa Igreja, a fim de que sintamos o mesmo cuidado que o menino Jesus e Nossa Senhora sentiram pela fidelidade de São José no cumprimento de sua missão.

Deus Pai confiou a São José o cuidado da Sagrada Família, missão que ele honrou lealmente. São José é, por essa razão, conhecido como “pater et custos” (pai e protetor). Tendo terminado sua missão nesta terra, São José compareceu diante de Deus e recebeu a missão de, por meio de seu exemplo, ser modelo e sinal de cuidado para a família de Deus.

Além de protetor da Sagrada Família, portanto, São José é Patrono Universal da Igreja, porque assim como ele cuidou com carinho do Menino Jesus e de Nossa Senhora, zela também pela família de Deus, que é a Igreja.

Padre Weber ressaltou que assim como Jesus foi socorrido por São José em suas necessidades humanas, também os fiéis devem se valer do padroeiro para providenciar, guardar e proteger a caminhada cotidiana e espiritual.

O pároco estimulou os fieis a permanecerem participando das celebrações transmitidas na página da Paróquia no Facebook: “Sua casa se torna extensão da nossa Igreja, que encontra lar na sua família”, afirmou Padre Weber. A distância não deve nos impedir de viver a fé, mas compelir-nos a encontrar um novo significado para a situação que o mundo inteiro tem vivenciado.

Compartilhe