Pastorais

Pastoral da Pessoa Idosa

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização, por meio das seguintes atividades:

Pastoral do Dízimo

A Igreja do Brasil optou pelo dízimo como meio para sustentar e investir na ação evangelizadora. Com a contribuição dos batizados, a evangelização integral é assumida pelas comunidades de fé, que crescem inclusive na consciência e na prática missionária. O dízimo é uma contribuição generosa para a evangelização.

Pastoral da Promoção Humana

O Ministério de Promoção Humana tem como missão o serviço social , o atendimento aos excluídos, o apoio aqueles que apresentam dificuldades, atuando em compromisso com os mais carentes.

Encontro de Casais com Cristo

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um trabalho religioso voltado a casais e à instituição do matrimônio. Tradicionalmente ocorre em um final de semana, iniciando na sexta-feira à noite, incluindo-se todo o dia do sábado e encerrando no domingo à noite. Marido e mulher têm a oportunidade de refletir sobre vários aspectos da vida conjugal. Palestras, depoimentos e dinâmica de grupos fazem parte do processo.

Pastoral da Catequese

A Pastoral da Catequese, ou Pastoral Catequética, é a ação pastoral católica que assume compromisso com a boa educação religiosa na fé católica. Catequese é toda e qualquer forma de evangelização que a Igreja Católica encontra para fazer discípulos, dando suportes às pessoas para que conheçam e sejam melhor instruídos na fé cristã, no objetivo final de que tenham a vida no nome de Jesus Cristo e construam o Corpo de Cristo, a Igreja.

Pastoral da Juventude

A história da Pastoral da Juventude começa pelos anos 70 ou, até, com a Ação Católica Especializada (JAC, JEC, JOC, JUC), nos anos 60. Não podemos negar que aprendemos muito da Ação Católica, da Teologia da Libertação, da Pedagogia do Oprimido. No final da década de 70 e no início dos anos 80 a Igreja vivia um período de grandes expectativas, pois Medellín e Puebla trouxeram novos ares para a ação pastoral com a opção concreta pelos pobres e pelos jovens. Esta opção possibilitou ampliar o trabalho que vinha sendo desenvolvido com a juventude em movimento, para a construção de uma proposta mais orgânica.
As dioceses passaram, então, a organizar a evangelização dos jovens em pequenos grupos (entre 12 a 25 jovens) e, para melhor acompanhar a organização e formação dos jovens, iniciou-se a articulação de encontros nacionais com o propósito de melhorar a comunicação e proporcionar o intercâmbio e a sistematização de experiências.

A PJ, no seu todo, foi valorizando e incluindo em sua caminhada novas experiências de trabalho com a juventude a partir de seu meio específico: juventude rural, juventude estudantil, juventude universitária e juventude dos meios populares – o que lhe foi exigindo uma nova forma de se articular e se organizar.

Momento da Criança

Trabalho de iniciação cristã realizado, através de atividades lúdicas e diversificadas, com crianças de quatro a sete anos. “(…) poderá haver formação religiosa na Paróquia para crianças na faixa etária de 4 – 7 anos, através da catequese infantil, subdividida em grupos separados (4-5 anos; 6-7 anos). Este período de formação não pode ser considerado obrigatório para os catequizandos.”

Neocatecumentado

O Caminho Neocatecumenal, também chamado de itinerário de iniciação cristã das comunidades neocatecumenais, nasceu em 1964 em Madri, nas favelas de Palomeras Altas, por inspiração do pintor Francisco Argüello (Kiko), convertido do ateísmo existencialista à fé cristã. Caminhava no bairro com a bíblia, um crucifixo e um violão. Mais tarde um membro de Instituto Religioso, que passava por Madri rumo à Bolívia, Carmen Hernández, associou-se ao projeto. Hoje o movimento neocatecumenal está presente em 90 nações e em todos os continentes.

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é, antes de tudo, fazermo-nos interiormente disponíveis para a missão de Cristo. Esta disponibilidade tem como sua fonte e modelo Jesus Cristo entregue a nós e por nós, que se nos faz presente continuamente na Eucaristia. Receber a Sua vida leva-nos, reconhecidos, a oferecer diariamente a nossa própria vida ao Pai.

Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político” (Artigo 2º do Estatuto).

Terço dos Homens

A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã.

O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece.
Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho.

Encontro de Espiritualidade com Cristo (EEC)

O Encontro de Espiritualidade com Cristo é o Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da Paróquia São José. O ECC é um serviço católico espelhado no Encontro de Casais com Cristo (ECC). Jovens crismados, entre 14 e 20 anos, ficam três dias em profunda experiência com Deus, com reflexões sobre espiritualidade e família.

Equipe de Canto

O Ministério da Música é, em si, a alegria das assembleias. As pessoas gostam de cantar e Deus gosta que elas cantem, porém, é algo mais que entoar um canto, por mais bonito que este seja, é ver o Espírito de Deus amando e formando o homem, transformando-o em criatura nova, moldando-o à imagem de Jesus Cristo. Com os cantos, Deus chega ao coração humano para falar-lhe e atraí-lo para Ele; Deus usa os cantos para dar consolo, esperança, gozo, amor e paz. E o homem usa o canto para dar-lhe glória, louvá-lo, para agradecer-lhe, pedir-lhe que, como Ele, outro Deus não há.

Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar tem por objetivos servir e promover com toda a Igreja e na sociedade a cultura da vida e do amor. Dedica-se à defesa e promoção da vida, hoje tão banalizada, e da família, que precisa, para o bem de toda a sociedade e do Estado, reassumir seu insubstituível papel sócio transformador, seja na ação pastoral da Igreja, bem como na elaboração das políticas públicas nos diversos âmbitos do Estado brasileiro.

Santificação e Legitimação

Casais que já vivem juntos, solteiros ou viúvos, que querem se casar e não possuem nenhum impedimento para realização de seu matrimônio religioso podem se inscrever na Paróquia São José.

Noivos

A pastoral dos Noivos é formada por casais que se dedicam a orientar e passar informações teológicas e doutrinárias, procurando acolher as vivências de cada um e as preocupações dos jovens que se preparam para o casamento.

Equipe de Casamento

Tem o objetivo de acolher os noivos, os padrinhos, os familiares e os convidados, e colaborar na celebração litúrgica do matrimônio para que haja uma participação ativa e consciente de toda a assembleia.

Legião de Maria

A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos, sob a proteção e intercessão de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho apostólico ativo, destina-se à evangelização e à santificação dos homens, para a glória de Deus. Para tornar essa missão possível, os legionários buscam também a santificação pessoal, afim de se tornarem cada dia mais aptos a levar Cristo ao mundo.

Pastoral da Comunicação (Pascom)

A Pastoral da Comunicação (Pascom) São José tem como objetivo promover a maior interação e diálogo na paróquia. A equipe se reúne uma vez por mês para estudar temas relacionados à comunicação e discutir formas de ajudar a paróquia a se comunicar melhor.

Com seis anos na paróquia, a Pascom é responsável pelo jornal A Voz de São José, site, facebook e youtube. A equipe é dividida por funções: coordenação, diagramação, fotografia, vídeos, patrocinadores, distribuição e internet.

De acordo com o Diretório Nacional da Pascom, a pastoral tem o objetivo de colaborar com a ação evangelizadora da Igreja, pois “a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação”, articular vida e relações comunitárias e ajudar as pessoas a comunicarem valores vivenciados a partir da Palavra e da Eucaristia, além de fortalecer o testemunho.

Pastoral da Sobriedade

A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da sobriedade como um modo de vida. Pela Terapia do Amor, trata todo e qualquer tipo de dependência. Propõe mudança. Valoriza a pessoa humana.

Equipe de Liturgia

A Pastoral Litúrgica tem por objetivo acompanhar, incentivar e promover iniciativas para animar a vida litúrgica de uma comunidade, paróquia, diocese, levando em conta sua realidade histórica, cultural, social, eclesial, de modo que todos os cristãos possam participar da liturgia de forma ativa, consciente, plena e colher dela os frutos espirituais. Conforme orienta o documento Sacrosanctum Concilium, aprovado no Concílio Ecumênico Vaticano II, o agente de liturgia deve ajudar o povo a celebrar a Palavra de Deus e a Eucaristia de forma consciente e ativa.

Pastoral do Menor

A Pastoral do Menor, alicerçada na ação evangelizadora da Igreja no Brasil e orientada pelas Diretrizes Gerais da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), com mística, identidade próprias e projeto político pedagógico como instrumento nortear, foi implantada na Arquidiocese do Rio de Janeiro em 1984 pelo Cardeal Dom Eugênio Sales, buscando a promoção e defesa da criança e do adolescente, desrespeitados em seus direitos humanos. A Paróquia São José é uma das poucas que possui a pastoral.

Ministros da Eucaristia

Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), fiéis leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da S. Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. A Santa Sé alerta, porém, que o exercício desse ministério deve conservar o seu caráter supletivo e extraordinário, não dispensando os Ministros Ordinários (Bispos, presbíteros, diáconos) de fazer a sua parte.

Acolhida

Não podemos limitar a Pastoral da Acolhida a essa recepção à porta da igreja nos dias de domingo. O bom acolhimento precisa ser uma nota que estará presente em todos os setores de atividades de uma comunidade cristã. Trata-se de uma mentalidade a ser instaurada na comunidade eclesial. Não podemos deixar de reagir contra uma “filosofia” da indiferença, do salves-se-quem puder, ou então de uma tomada de distância daquilo que nos parece o “diferente”. Trata-se de acolher o mundo dos outros e de todos os outros. Poder-se-á dizer que essa preocupação pelo acolhimento tem tudo a ver com uma mentalidade de hospitalidade.

Ministério Jovem

O Ministério Jovem, como o próprio nome sugere, é a equipe responsável, dentro da Renovação Carismática Católica (RCC), pelo trabalho de evangelização da juventude dentro do que é próprio deste estado de vida. Isso significa evangelizar, formar, assistir, orientar e motivar os jovens a partir da identidade da RCC, inserindo-os na vida da Igreja.

Anjos das Ruas

O projeto Anjos das Ruas é a Pastoral do Povo da Rua da Paróquia São José, que tem como missão ser presença junto ao povo da rua e dos lixões, reconhecer os sinais de Deus presentes na sua história e desenvolver ações que transformem a situação de exclusão em projetos de Vida para todos.

Renovação Carismática Católica

A Renovação Carismática Católica é um movimento que acredita que a ação do Espírito de Deus não se restringiu apenas a uma época, pois Ele renova sua Igreja diariamente. É um movimento que tem testemunhado, para a glória de Deus, vidas sendo transformadas, famílias sendo restauradas. A RCC acredita firmemente que a única cultura capaz de fecundar a civilização do amor é a cultura de Pentecostes.

Pastoral do Batismo

O Batismo é a porta de entrada da Igreja. Sem esse sacramento não se pode ser inserido nela. Pelas águas do Batismo morremos para o pecado e renascemos para uma vida nova em Cristo rumo à vida eterna. A salvação está à disposição de todos, mas é necessário darmos o nosso sim para que Deus, que não escraviza, nem obriga a nada, nos torne homens novos.

A missão da Pastoral do Batismo é acolher não apenas as crianças que receberão este importantíssimo sacramento, mas também os pais e padrinhos. Muitos deles não participam das missas ou de qualquer outra atividade na Igreja. Não se sentem motivados de ir à Igreja por não a conhecerem. Como amar algo que não se conhece? Este é o nosso trabalho.

Em nossos encontros procuramos fazer um bate-papo com os participantes e falar um pouco deste importante sacramento e das belezas de nossa Igreja, apesar do pouco tempo.

Manter as crianças próximas de Cristo é outra grande preocupação da gente. Afinal, elas são o motivo de estarmos lá. Depois de batizadas, é interessante que elas não se afastem e que participem desde cedo das atividades de nossa paróquia para não estranhar este local quando iniciarem as atividades de Catequese. Contamos com a ajuda dos padrinhos, que têm como principal papel serem orientadores espirituais de seus afilhados.

Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde. Tem como objetivo evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. É importante a integração da Igreja e da sociedade para que o povo tenha mais saúde por meio do exercício da cidadania, e nessa tarefa o agente de pastoral da saúde tem um papel importante.

Fé e Política

A Pastoral de Fé e Política é fruto da caminhada das CEBs e dos movimentos sociais que nos ensinam que “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.