Pelo segundo ano seguido, sem a presença física dos fiéis, a Vigília Pascal foi celebrada de forma online na Paróquia São José, no Jardim Paulista, neste sábado (3). Mais de 800 fiéis puderam acompanhar a missa presidida pelo padre Weber Galvani e concelebrada pelo padre Berardo Graz.
Apesar das restrições, a Vigília manteve todo zelo e solenidade para a noite mais importante do ano litúrgico. Padre Weber destacou que neste momento de ápice da pandemia do coronavírus no Brasil, vivenciar a ressurreição de Jesus é um motivo de alegria.
O pároco lembrou que as mulheres que iam ao túmulo de Jesus estavam preocupadas com uma grande pedra, que foi retirada pelo próprio Deus para a vitória de seu Filho sobre a morte e o pecado. Da mesma forma, ele alerta que muitas pedras se colocam entre os cristãos e a graça de Deus, mas precisam ser retiradas.
“A pandemia não terá a última palavra. A pedra da ressurreição tem rolado ao longo da história. O Ressuscitado vence a morte e o demônio. Marchemos como as mulheres em direção ao túmulo, em direção ao Cristo. Vamos à Galileia da nossa história, da nossa fé”, exaltou padre Weber.
Diante das dificuldades impostas pela pandemia, o pároco encorajou os fiéis a vivenciarem a Páscoa e irem ao encontro do Cristo. “Temos um povo em festa. Ressoe no coração de cada fiel tamanha alegria”, disse.
Com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de liberar as missas presenciais, a Paróquia São José volta a ter celebrações abertas aos fiéis a partir deste domingo de Páscoa (4), nos horários de costume. Durante a semana, as missas vão ocorrer na matriz paroquial, de terça a sábado, às 7h, e na quarta-feira, às 15h.