Saiba as mudanças no Missal Romano

Missal Romano é o livro composto pelos textos que são utilizados na celebração da Santa Missa. Recentemente foram implantadas mudanças nessa redação, com o objetivo de buscar maior fidelidade ao texto em latim. Embora tais mudanças tenham sido adotadas com antecedência por muitas paróquias pelo Brasil, passaram a ser obrigatórias apenas a partir do início do Advento do último ano (2023).

Segundo a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o texto levou 19 anos para ser traduzido no país, sendo promulgado em 2002 durante o pontificado do Papa João Paulo II. O extenso período de trabalho se deve à tentativa de uma tradução minuciosa do latim para o português, tendo como objetivo principal a aproximação do sentido o mais fielmente possível.

As alterações, que não passaram despercebidas pelos fiéis, consistem em pequenas mudanças de partes fixas dos textos do Missal. Dentre elas, podem ser destacadas as seguintes: a memória dos santos, a fórmula do Ato Penitencial, a Liturgia Eucarística, as Orações Eucarísticas e demais alterações feitas pelo Papa Franciso.

As celebrações em memória de novos santos brasileiros, como Santa Dulce dos Pobres e Santo Antônio de Santana Galvão, foi incluída no Calendário Litúrgico do novo Missal. A fórmula do Ato Penitencial também sofreu alterações, devendo ser agora rezado da seguinte forma: “por minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa”, tradução que segue com maior fidelidade o texto original em latim.

Uma das alterações realizada no texto do Missal foi a inclusão do nome de São José nas Orações Eucarísticas. Outras mudanças realizadas pelo Papa também foram incorporadas ao novo Missal, como a modificação do rito do lava-pés na Quinta-feira Santa, passando a proclamar de “os homens escolhidos” para “as pessoas escolhidas”.

As demais alterações foram sendo conhecidas no transcorrer do Calendário Litúrgico, como a Missa da Vigília da Epifania do Senhor e a forma prolongada na solenidade de Pentecostes. As mudanças devem ser observadas com atenção pelos fiéis, pois ao buscarem maior fidelidade ao texto original, elas nos aproximam de sua finalidade de nos conduzir à adoração e ao louvor de forma aperfeiçoada.

Compartilhe