O ano de São José, instituído pelo papa Francisco, comemora os 150 anos da data em que São José foi declarado padroeiro da Santa Igreja e exige dos fiéis atenção em relação às práticas necessárias para bem vivê-lo.
Com o intuito de direcionar os fiéis neste Ano Josefino, padre Weber Galvani, pároco de São José, orienta:
“No documento que o Papa Francisco escreveu convocando o Ano de São José, ele orientou que a Igreja pudesse recorrer a São José como esse protetor e que pudesse, assim, meditar sobre as virtudes dele”.
A castidade, a vida de trabalho, o amor à Palavra de Deus e a proteção à Sagrada Família são algumas das virtudes próprias de São José. Para os fiéis que meditarem com firme propósito de conversão sobre tais virtudes neste Ano Josefino, serão concedidas indulgências plenárias.
Outra forma de bem viver o Ano de São José é rezar a oração que foi composta pelo papa Leão XIII, por meio da qual é invocada a proteção de São José. Padre Weber salienta que essa oração nunca foi oficialmente utilizada pela paróquia, mas que será inserida na novena de São José, reforçando aos fiéis a importância de recitá-la:
“A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade, que os uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus conquistou com seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; assim como outrora salvastes da morte a vida do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados com vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Assim seja.”
O pároco salienta que todas as quartas-feiras são celebradas missas na matriz paroquial, às 15h, em louvor a São José. Ele acrescenta que terão início missas todos os dias 19 de cada mês, em memória ao Santo Padroeiro da paróquia.