Dom Edmilson fala sobre a experiência de Pedro na Formação Paroquial

Na última terça-feira (23) ocorreu o segundo dia da Formação Paroquial para agentes de pastorais na Paróquia São José. A abertura foi com o padre Weber Galvani, pároco, e a catequese “Pedro, tu me amas, apascenta minhas ovelhas” (Jo 21, 1-18) foi proferida pelo bispo de Guarulhos, dom Edmilson Amador Caetano.

Pedro migrou de pescador de peixes para pescador de almas. O tema nos fez rever nossos pensamentos e posturas. Estamos aqui, pois Senhor nos escolheu.

Pedro foi um dos primeiros discípulos escolhidos por Jesus, com temperamento forte. Ele questionou os caminhos de Cristo, mas aos poucos as atitudes violentas de Pedro foram sendo corrigidas.

Após a morte de Jesus, os discípulos foram pescar, porém, naquela noite não conseguiram nada. Ao amanhecer, já cansados, ouviram uma voz para lançarem a rede ao mar, dessa vez pescaram um cardume. Esse momento foi importante, principalmente para Pedro, pois encontrou o Senhor e, após negá-lo três vezes, Jesus o pergunta “Pedro tu me amas?” Neste instante, Simão Pedro está sendo restaurado e escolhido para ser o líder a dar continuidade na missão de Cristo, cuidando do seu rebanho (a igreja).

A pesca simboliza a evangelização e, assim como Pedro, temos que ter uma conversão efetiva, mas acima de tudo ser afetiva, em vista que Jesus é amor! Cristo nos dá sua palavra e sacramento, pois sem eles não somos nada.

A Formação Paroquial continua nos dias 8 e 9 de março, a partir das 19h30.

Compartilhe