Está se aproximando a missa de ordenação diaconal do nosso querido seminarista Bruno Conti. Mas, você sabe o que é Diaconato? Você também sabia que há diáconos que são casados? Nós da Pascom iremos te contar.
Diaconato tem como principal função “servir e ajudar”. É o primeiro grau do sacramento da Ordem, seguido por Presbiterato e Episcopado, que representam a hierarquia da Igreja. Uma vez ordenado diácono, o eleito recebe uma marca indelével por toda a eternidade.
Lembrando que ao receberem a ordenação, os diáconos deixam de serem leigos e passam a constituir o clero. Cabe a eles, entre outros serviços, auxiliar o padre durante a celebração, distribuir a comunhão, assistir ao matrimônio e celebrá-lo, além da sua função litúrgica, de proclamar o Evangelho e levá-lo aos que mais precisam.
O diácono transitório é aquele que primeiro recebe o sacramento da Prdem no grau de Diaconato para, depois, receber o segundo grau e se tornar padre, assim como é o caso do seminarista Bruno. Já os diáconos permanentes recebem somente o primeiro grau da Ordem e podem ser casados ou não. Estes realizam sua vocação no âmbito familiar e eclesial. Se ficarem viúvos, podem também receber o sacerdócio.
Diante das várias vocações, somos chamados por Deus. Lembremo-nos de ouvi-lo sempre!
A ordenação diaconal do Bruno acontecerá na Paróquia São Judas Tadeu, no Jardim Alice, em Guarulhos, no dia 1º de junho, a partir das 9h30.