Maio é considerado o mês de Nossa Senhora, ela que é a Mãe da Igreja. No dia 13 desse mês, a Igreja celebra a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorzinhos, que ocorreu em Portugal no ano de 1917. As crianças, que foram testemunhas das aparições da Virgem Maria, transmitiram as revelações que ela os fazia, sendo uma das mais importantes a recomendação da reza diária do santo Rosário.
Os três pastorzinhos (agora santos Franciso, Lúcia e Jacinta), eram apenas crianças à época das aparições, mas a Virgem os elegeu em sua pequenez para que fossem testemunhas e mensageiros de uma recomendação muito importante: rezar o Rosário diariamente. A Virgem profetizou que o tempo atual seria marcado por grandes tribulações, motivo pela qual ela aconselha a penitência e a oração como formas de suplicar à Deus pela paz no mundo.
As aparições de Nossa Senhora têm o objetivo levar o povo à oração, penitência e conversão sincera dos corações. Não é possível que o fiel seja salvo sem a oração, esta poderosa arma que lhe é concedida para travar as batalhas contra as tentações. É por este motivo que um das principais mensagens das aparições é o convite da Virgem à oração: “Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”, disse Nossa Senhora às crianças.
O santo terço é poderoso caminho de salvação para aqueles que se confiam a Jesus por Maria. Nossa Senhora é intercessora de seus fiéis junto à Deus, razão pela qual é recomendável recorrer a ela em todas as necessidades. Por isso, a oração do santo terço é uma das mais agradáveis à Mãe do Senhor, uma vez que nele são meditados os mistérios de amor de Deus pela humanidade e a história da Salvação.
Numa das aparições, a Virgem Maria ensinou uma oração que foi acrescentada ao Rosário: “Quando rezarem o terço, digam após cada mistério: “Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente aquelas que mais precisarem”.
Apesar do tempo que transcorreu desde as aparições, a mensagem de Nossa Senhora de Fátima permanece atual: não devemos nos desviar das orações, sendo um das principais a reza diária do santo Rosário, que nos auxilia a meditar sobre o nascimento, vida, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, com o auxílio poderoso da Virgem Santíssima.