Hora de assumir os novos tempos

Publicado pela primeira vez em dezembro de 2011, o jornal A Voz de São José surgiu para ser um elo de comunicação entre a Paróquia São José, suas comunidades e os moradores dos bairros. Fruto de muito esforço, de diferentes equipes, foi conduzido com a graça de Deus para levar a Boa Nova de Jesus a mais pessoas.

Quando A Voz de São José foi lançado, já havia jornais paroquiais em outras igrejas há muito mais tempo. Na época, padre Paulo Leandro confiou a missão de iniciar a Pastoral da Comunicação ao finado senhor Felipe. Quando o conheci, eu era coordenador da Pascom Diocesana e integrante da Paróquia Santo Alberto Magno, na Cidade Seródio. Na ocasião, nem sabia onde era a Paróquia São José. Já em 2016, quando vim morar no Jardim Paulista, o senhor Felipe não estava mais entre nós, mas deixou um legado.

A Voz de São José persistiu durante quase nove anos graças ao empenho dos dizimistas e dos patrocinadores – parceiros na evangelização – que frutificaram esse projeto. Quantas histórias foram contadas nestas páginas. Missas paroquiais, formações, retiros, além dos textos que nos fizeram refletir sobre a nossa jornada. E as fotografias? Quantas imagens bonitas estamparam nossas capas? Além da perspicácia dos fotógrafos, o mais importante sempre foi retratar as pessoas e a fé.

Em julho tivemos a última edição de A Voz de São José. Por que descontinuar o projeto? Há muitos fatores que, juntos, explicam essa decisão. Estudos indicavam que os jornais impressos no mundo persistiriam até 2027, mas a pandemia do novo coronavírus pode ter acelerado a migração para o mundo digital. Com a criação da Área Pastoral São Paulo Apóstolo, em breve a Paróquia São José deve ficar apenas com a Capela Santa Rosa de Lima, no Continental 3. Seriam menos pessoas para receberem o jornal, mas o custo da gráfica não cairia. Além disso, o preço do papel jornal está cada vez mais elevado. Os patrocinadores certamente enfrentaram dificuldades financeiras nestes últimos seis meses. A entrega de impressos, enquanto não houver vacinas, é algo desconfortável.

Mas há um fator preponderante. A migração para o digital se consolidou nos últimos meses. As pessoas mais experientes, que eram o público-alvo de A Voz de São José, se adaptaram às novas mídias. Aprenderam a usar os meios para conseguir vivenciar a fé. Quantos idosos assistem as missas pelo Facebook da paróquia? Muitos mesmo! O impresso deixou de ser necessário.

De agora em diante, a Pascom São José foca todos os seus esforços no mundo digital. Queremos dar novo ritmo ao site, Facebook e Instagram. Ser comunicação a serviço da comunhão. Expandir os valores de A Voz de São José para novos públicos, seguir contando boas histórias, partilhando a vida dos fiéis, a fé e a Boa Nova. Essa história não acabou. Ela apenas será contada de uma forma renovada. Que bom. É assim que o Espírito age na Igreja. Obrigado a todos os que contribuíram com esse projeto durante todos este anos e, principalmente, aos nossos leitores. Valeu Família São José.

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