Dia de São José: ir à missa é obrigatório

A solenidade de São José é celebrada anualmente no dia 19 de março. A festa é Dia de Guarda (também conhecido como Dia de Preceito), e significa que é obrigatório que todo católico, que não estiver impedido por motivo de força maior, participe da Santa Missa. O Dia de Guarda é aquele que, dentro do Calendário Litúrgico da Igreja, orienta o fiel a participar de forma especial de determinadas festas, unindo-se ao Mistério Pascal de Cristo. Aquele que deliberadamente faltar a esta obrigação, comete pecado grave.

São José, padroeiro da paróquia, foi escolhido por Deus como chefe da Sagrada Família de Nazaré. Quando era ainda noivo de Maria, José recebeu a notícia de que ela estava esperando o Salvador e os acolheu porque confiou na mensagem do Senhor. Também conhecido como “pai putativo de Jesus” (isto é, não biológico mas legítimo por boa-fé), José abraçou a Virgem Maria assumindo o cuidado dela e do filho Deus, a quem foi confiado como pai terreno.

Carpinteiro, José era um homem simples e justo que enxergou seu trabalho como virtude que o santificava. Ensinou o serviço a Jesus, do mesmo modo que hoje serve de exemplo para que todo homem possa, também, santificar-se por meio de seu ofício. Como homem da Sagrada Família, São José sustentou Cristo, o Deus do universo, e cooperou para a salvação do mundo inteiro.

 O “sim” de São José ensina o cristão a confiar em Deus e amar a Jesus em meio aos seus afazeres diários, com dedicação e inteira disposição de contrariar seus próprios interesses para realizar os planos do Senhor. Disso decorre a grandiosidade da celebração do dia do padroeiro, São José: celebrar aquele que aceitou entrar no mistério da redenção e com o seu trabalho coopereou com a obra redentora!

Todos os anos, a Paróquia São José recebe fiéis advindos de outras cidades para celebrar a solenidade de São José no dia 19 de março. Assim, também, os paroquianos são convocados pela Santa Igreja a participarem das Santas Missas que serão celebradas nesse ano de 2024 em homenagem ao doce esposo da Virgem Maria.

 As missas em honra a São José serão celebradas na paróquia no dia 19 de março em diversos horários: às 5h com o padre Weber Galvani (pároco da São José), às 12h com o padre Berardo Graz (vigário da São José), às 15h com dom Edmilson Amador Caetano (bispo de Guarulhos) e às 20h com dom Jorge Pierozan (bispo auxiliar de São Paulo). Não deixe de participar, é dever de todo fiel valorizar esse dia sagrado.

Glorioso São José, rogai por nós!

Compartilhe