Capela celebra festa de Santa Rosa de Lima

No segunda-feira (23) ocorreu na Capela Santa Rosa de Lima, no Cambará, a missa em honra à padroeira. A missa contou com transmissão ao vivo, pelo Facebook. Santa Rosa de Lima ficou conhecida por exclamar a frase: “Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco!”.

Santa Rosa de Lima foi uma das primeiras santas do nosso continente: ela é padroeira da América Latina, juntamente com Nossa Senhora de Guadalupe, que por sua vez é imperatriz da América Latina.

O pároco de São José, padre Weber Galvani, esclareceu em sua homilia que Santa Rosa de Lima deixou-se marcar pelo Amor de Cristo, que transformou sua vida. Salientou que este Amor é ciumento, na medida em que não admite outros deuses.

Foi desta maneira que Santa Rosa viveu sua trajetória terrena: cultivando e fazendo crescer gradativamente seu amor pelo Senhor e por seus desígnios. Para tanto, foi necessário que Santa Rosa se esforçasse para recusar, continuamente, o pecado da idolatria, tal como devemos nos esforçar para fazer.

Celebrar a festa de Santa Rosa de Lima é motivo de grande alegria aos fiéis, pois ela é espelho daquela entrega inteira e total a Deus. Padre Weber narrou, ainda, que tamanho era seu amor pelo Senhor, que ela chegou a sofrer golpes do demônio.

Assim, quanto mais os fiéis amarem a Cristo, maiores serão as dificuldades vivenciadas. Contudo, o tesouro do cristão se encontra no fato de que o fiel deve ser aquele que não teme os sofrimentos e as dificuldades, mas teme estar distante da presença do Senhor.

Do mesmo modo agiu Santa Rosa, que passou a vida lutando para estar na presença de Deus. Devemos nos questionar, particularmente, se essa também tem sido a nossa luta, pois isso é ser cristão.

A homilia provocou a seguinte reflexão aos fiéis: Se compararmos nosso amor à Jesus Cristo na última festa de Santa Rosa de Lima, que ocorreu há cerca de um ano, é possível afirmar que evoluímos no amor a Cristo? Ou estamos com a nossa vida de fé estagnada? Pois esta deve ser a luta diária do cristão, amar sempre mais ao Senhor a cada dia.

O reino dos céus é como um tesouro, de modo que a escolha por viver uma fé autêntica como aquela de Santa Rosa de Lima, faz com que tenhamos que abrir mão de muitas outras coisas que nos afastam da presença de Cristo. Entretanto, o Senhor nos pede alegria nesta decisão, que vale a pena qualquer sacrifício.

A festa de Santa Rosa de Lima trouxe aos fiéis a oportuna reflexão de que não amamos a Jesus Cristo como Ele de fato merece ser amado. Portanto, que Santa Rosa de Lima sirva de exemplo de amor ao Senhor sem limites. Contemos com a proteção de Santa Rosa de Lima, recordando sua especial intercessão em relação ao povo latino-americano.

Na oportunidade desta festa o Senhor nos pede humildade e obediência aos princípios cristãos, para escolher a Cristo mesmo que sejamos alvos da armadilha dos prazeres mundanos, que são capazes de contaminar os corações e corromper as almas. À exemplo de Santa Rosa, permaneçamos firmes em nosso propósito de santificação. Viva Santa Rosa de Lima!

Compartilhe