A festa de São José Operário foi instituída na liturgia pelo Papa Pio XII em 1955 visando dar um sentido cristão à festa que, todo dia 1º de maio, homenageava os trabalhadores. A data coincide com o Dia Mundial do Trabalho e reconhece que é por meio do labor que a humanidade participa ativamente da obra criadora de Deus.
São José Operário é padroeiro dos trabalhadores, atuando como um escudo protetor diante das adversidades e dos riscos do trabalho. Em sua encíclica “Laborem Exercens”, João Paulo II afirmou que “mediante o trabalho, o homem não somente transforma a natureza, adaptando-a às suas próprias necessidades, mas também se realiza a si mesmo como homem e até, num certo sentido, “se torna mais homem”.
Deus determinou que o homem tivesse que trabalhar para que de seu próprio esforço trouxesse o pão de cada dia para sua mesa. Além disso, o trabalho também colabora para o crescimento de uma sociedade mais próspera. Cabe ao homem, contudo, não deixar que o desejo pela prosperidade suprima a consciência de construir uma sociedade justa e solidária.
O Papa João Paulo II, ainda, reforçou que o homem vale pelo que é, não pelo que possui, pois é assim que o Senhor os vê: por aquilo que têm dentro de si e expressa ao mundo. É por isso que São José Operário é modelo para todo trabalhador, já que o humilde carpinteiro de Nazaré ensinou a Cristo o valor do trabalho e da dignidade humana.
É na festa de São José Operário que a Igreja se reune em assembleia para celebrar a Eucaristia (sinal de salvação) e recordar o exemplo de São José, que cumpriu seu dever como homem e pai de família, levando aos seus o sustento, sem deixar de colaborar com a obra de Redentora.
O fiel não deve se esquecer de que Deus reordena e dá novo sentido à todas as coisas, assim também no que diz respeito ao trabalho: a participação na Eucaristia recorda a importância de santificar o trabalho humano e permite que o trabalhador colabore com o esforço de suas mãos para criar um novo mundo à semelhança de Cristo.
Que São José Operário seja força e exemplo para todos os trabalhadores alcançarem o prêmio merecido pela dedicação aos seus afazeres humanos, conciliado com o zêlo pelo crescimento de seu amor à Deus, aos demais homens e a colaboração à obra redentora. Viva São José Operário!
Oremos com a Igreja à São José Operário: “Ó Deus, criador do universo, que destes aos homens a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e a proteção de São José, cumprir as nossas tarefas e alcançar os prêmios prometidos. Amém!”