O vigário da Paróquia São José, padre Jonas Barbosa, presidiu na manhã deste domingo, 5, a missa da Festa da Epifania, a manifestação do Senhor. Ele destacou que a Epifania é quando “Deus se rebaixa e se encarna no ser humano”. A liturgia relembra os magos que visitaram a Sagrada Família de Nazaré em Belém.
Ao se encontrarem com Jesus para adorá-lo, os magos presentearam o Filho de Deus com ouro, incenso e mirra. Segundo padre Jonas, o ouro simboliza a realeza de Jesus, o incenso revela a humanidade do menino e a mirra representa o sofrimento que Jesus teria na cruz. “Nós também amargamos a dor, mas Cristo nos introduz a salvação.”
Após o evangelho, houve o Anúncio das Solenidades Móveis de 2020, que foi cantado. O rito revela as datas das festas litúrgicas até o final do ano. Padre Jonas comentou que o anúncio nos chama ao desafio de refletir como estamos nos preparando para as missas dominicais. “Missa dominical é uma vivência da Páscoa, que nos introduz a salvação”, explica.
Padre Jonas afirma que os fiéis devem se planejar para chegar na missa com antecedência para viver a experiência Pascal em plenitude. Ele exaltou que a festa da Páscoa é a mais importante do calendário litúrgico e que a celebramos todos os domingos pela eucaristia.