Com muita alegria, emoção e unção do Espírito Santo nasce a comunidade São Barnabé como um presente de aniversário da primeira celebração do Grupo de Oração numa garagem. Sim, numa garagem humilde, sobretudo com servos imersos no amor de Deus e com o desejo de um pai, iluminado por vocação no coração do padre Francesco jorra a necessidade ao ver mais de 250 pessoas unidas por um único querer, o amor a Deus! Assim, padre Francesco, com uma dimensão espiritual e por uma promessa há tempos, e ali, numa casa, no Vale dos Machados, na casa da Ana do Vale, padre Francesco diz: “hoje neste local nasce a comunidade São Barnabé”.
E, em meio a diversos desafios, depois de muitas reuniões e esforços, entre oração e lágrimas, com o desejo, a fé de todos e a doação de padre Francesco foi realizada a compra do terreno que hoje está construída nossa capela, e o sonho foi concretizado.
A comunidade São Barnabé completa 12 anos neste mês de junho. Mas ela foi sonhada muito antes.
Em 11 de junho de 1946, na Festa de São Barnabé, houve uma procissão e a dona Cesira, mãe do padre Franscesco, estava sozinha em casa. Ela foi pegar água no poço. Quando ela se apoiou para segurar a corda amarrada no balde, caiu no poço de 25 metros, e somente o nosso bom Deus e São Barnabé puderam ajudá-la.
Ninguem poderia ouvi-la pedindo socorro, a água passava da sua cabeça, e ela subia numa pedra que tinha embaixo de seus pés. Sua voz nem dava para ouvir. Um vizinho conseguiu ouvir seus gritos deseperados e a ajudou assim saindo do poço. Ainda muito assustada, dona Cesira chorava e agradecia a Deus pelo milagre de ter sido salva, sem nenhum arranhão. Por isso, padre Franscesco fez a promessa de um dia de construir uma igreja ao São Barnabé.
Anos depois, padre Mauro se fez unidade com a edificação desse sonho. A cruz foi implantada em março de 2006, na Semana Santa. Os encontros de Grupo de Oração Nossa Senhora Rainha da Paz e os terços eram realizados no terreno, No final de 2007, padre Mauro deu início a construção da parte de baixo da igreja e o salão.
No dia 11 de junho de 2008, Dia de São Barnabé, foi celebrada a primeira missa no salão. Iniciou-se os nossas trabalhos pastorais. Em 21 de janeiro de 2009 foi celebrada a primeira missa na parte superior da nossa comunidade, com a despedida dos nossos padres Mauro, Francesco e Ubaldo. Chegada dos novos padres Francisco Gomes e do diácono Paulo Leandro, que logo mais tornou-se padre e continuou em nossa capela
Em agosto de 2009 iniciou as missas aos domingos, às 8h. Em 18 de novembro de 2009 realizou-se a Bênção do Tabernáculo. E nos alegramos muito com a presença de Jesus Eucarístico no Sacrário em nossa capela.
Ao passar desses 15 anos agradecemos de coração aos padres que se fizeram presentes, cada um com seu objetivo, jeito de amar, de ensinar e de catequizar. Cada um com sua vocação e carisma. E também agradecemos a matriz São José e as comunidades São Paulo Apóstolo e Santa Rosa de Lima, ao Setor São Pedro, a Deus que nos fortalece em cada novo projeto. Quando o propósito é a evangelização, tudo se transforma e se multiplica!
Nossa comunidade está crescendo cada vez mais. São 15 anos de comunidade e 12 de capela e continuamos com o mesmo ardor missionário, com valor sem igual. Hoje contamos com diversas pastorais e fazemos parte da Paroquia São José, sendo conduzidos pelos padres Weber, Jonas e Berardo. Todos convictos que com o exemplo de São Barnabé nós também devemos ser consoladores, humildes e ter a santidade como meta.