Paróquia celebra centenário da Legião de Maria

No último dia 7 aconteceu na Paróquia São José a Missa do Centenário da Legião de Maria, que foi fundada na Irlanda em setembro de 1921. O centenário é a oportunidade para recordar a história e o legado deixado por muitos legionários.

O carisma dessas almas devotas é semelhante ao trabalho das formiguinhas que, silenciosamente, se fazem presentes na fidelidade às suas práticas devocionais, que lhes dá o título de Exército de Maria.

O pároco, padre Weber Galvani, convidou à reflexão acerca da importância da Legião de Maria na vida da comunidade: o movimento é rico e produz inúmeros frutos. O Exército de Maria leva esse nome em razão da batalha que os cristãos vivem na busca pela santidade.

As orações da Legião de Maria são de cunho militar, porque assim é a Virgem Maria: como um Exército em ordem de batalha. Os fiéis foram tirados da escravidão do pecado e colocados em um novo Reino, onde o Senhor os torna parte desse Exército.

O Exército de Maria é composto por um grupo de escolhidos que, apesar de suas fraquezas, manifestam no mundo o reinado de Cristo, pelo Triunfo do coração de Nossa Senhora. Os legionários inspiram a paróquia e a comunidade na alegria do servir.

Nossa Senhora é inspiração, porque era paciente e cultivava o silêncio, mas sempre apressada em obedecer a vontade de Deus, pois esta é a prioridade do cristão. A Legião de Maria se insere no combate pela fé da Igreja, mas possui características e experiências próprias. A oração é a principal arma dada por Deus aos legionários, a fim de intercederem pela Igreja em união à Virgem Maria.

A Legião de Maria gera no coração dos legionários o sentimento de missão: atraem os jovens para a Igreja, visitam os doentes e necessitados, rezam o terço com frequência e produzem seus frutos no trabalho diário e incansável.

Padre Weber exortou, ainda, que o combate pela fé é contínuo e, nem sempre, observamos ainda nesta vida os frutos da dedicação ao Senhor. Contudo, isto não deve ser motivo de desânimo, porque os frutos desta missão são eternos: colaborar com Cristo e Nossa Senhora na condução de almas para o Céu.

O cristão é aquele que encara a vida terrena com seriedade, com o olhar fixo na vida eterna. Nossa Senhora é a rainha, o general desse Exército de Cristo, porque é a primeira evangelizadora que direciona os fiéis ao encontro de seu filho Jesus.

Por essa razão, a celebração do Centenário da Legião de Maria tem tamanha relevância, uma vez que nesta data comemoramos a existência desta poderosa ferramenta no combate pela santidade, pelas mãos de Maria.

A missa foi celebrada em ação de graças a Deus e à Nossa Senhora pelas inúmeras graças derramadas sobre todos os espaços de missão por onde passou a Legião de Maria. A Cristo por Maria!

Compartilhe