Neste domingo, a Igreja celebra a festa da Sagrada Família, durante a Oitava do Natal. Na Paróquia São José, pela manhã, o vigário paroquial, padre Berardo Graz, presidiu missa e destacou que a família é um projeto de Deus e, somente por ela, poderemos construir uma sociedade justa e fraterna. “A grande reforma é a santidade das famílias”, alertou.
Padre Berardo fez uma homilia profética. O evangelho de hoje tratou as mensagens do anjo do Senhor, em sonho, para José, que fugiu com Maria e Jesus para o Egito e, depois, foi a Nazaré. “Deus quis ser homem e nascer em uma família. A família é a expressão da vontade de Deus”, aponta.
A liturgia de hoje ressalta a importância de os filhos cuidarem dos pais idosos e que essa graça pode alcançar o perdão dos pecados. “Isso é um dever religioso. Temos que ter paciência em nossos lares e em nossas comunidades”, disse.
Segundo padre Berardo, a família deve estar aberta à vida para viver em plenitude. “A missão dos pais é formar os filhos. Devem ser preparados para escolher o caminho certo quando saírem de casa.” Ele afirmou que, quando os pais fracassam ao ensinar os filhos “o valor do não”, preparam “os futuros drogados e desviados da sociedade”.
A polarização política tem dividido as famílias nos últimos anos. Padre Berardo criticou os partidos de esquerda e direita e explicou que os católicos devem ter o evangelho de Jesus Cristo como único caminho. “Repudiamos os governos anteriores e este. Sou contra a direita e a esquerda”, afirma. Ele conta que os esquerdistas apoiam o aborto e a ideologia de gênero, enquanto os direitistas promovem o armamento civil e a valorização do dinheiro. “Uma sociedade em prol do bem comum precisa valorizar a família. Esse é o nosso maior bem.”
Padre Berardo também destacou a necessidade de os pais ensinarem o valor da castidade aos filhos. “Fazer sexo antes do casamento é deixar o inferno entrar na sua vida”, orienta. Ele ressaltou ainda que os pais devem dar o mesmo ensinamento para meninos e meninas. Em muitos lares, os pais querem a castidade apenas das garotas. “Um rapaz que desonra uma moça merece um tapa e não os parabéns.”
Na festa da Sagrada Família, o grande convite aos cristãos, para o padre Berardo, é se rebelar contra as atitudes que atacarem as famílias. “Que a festa da Sagrada Família nos leve a tomar santas decisões em nossas vidas.”