Igreja celebra Cristo Rei e a vocação dos leigos

Neste domingo (23), a Igreja Católica celebra a Solenidade de Cristo Rei do Universo. A data marca o fim do ano litúrgico e também é dedicada aos cristãos leigos e leigas. Segundo o dicionário Houaiss, o leigo é “que (m) não é perito em determinado assunto, profissão etc” e dentro da Igreja são representados pelos cristãos batizados. São irmãos e irmãs vocacionados em anunciar o Reino de Deus sem necessariamente ter uma função sacerdotal ou religiosa. É o que diz a encíclica Chisti Fidelis Laici ou Fiéis Leigos de Cristo, do Papa João Paulo II.

Por leigos — assim os descreve a Constituição Lumen gentium — entendem se aqui todos os cristãos que não são membros da sagrada Ordem ou do estado religioso reconhecido pela Igreja, isto é, os fiéis que, incorporados em Cristo pelo Baptismo, constituídos em Povo de Deus e tornados participantes, a seu modo, do múnus sacerdotal, profético e real de Cristo, exercem pela parte que lhes toca, na Igreja e no mundo, a missão de todo o povo cristão

Estes cristãos atuam em várias frentes e uma delas é por meio das pastorais. Nelas é possível cumprir a missão de Evangelizar, a exemplo dos catequistas. Ou acolher e orientar os fiéis que comparecem à paróquia, tarefa organizada pela Pastoral da Acolhida. A atuação dos cristãos leigos e leigas vai além dos portões da igreja. É o caso da Pastoral Anjos da Rua, que na Paróquia São José, semanalmente distribui refeições para os moradores de rua.

E para celebrar o dia nacional dos cristãos leigos e leigas, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) lançou uma publicação intitulada “Cristãos Leigos e Leigas: sinais de esperança no mundo”. Segundo informa o site da entidade, o material tem objetivo de fortalecer a presença dos cristãos leigos e leigas não apenas na Igreja, mas também na sociedade. Baixe o material aqui.

Compartilhe

×