A Igreja Católica é a instituição que mais inspira confiança entre os brasileiros, segundo pesquisa Datafolha encomendada pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O levantamento, divulgado nesta semana, aponta que 85% da população confia na Igreja, sendo 40% que confiam muito e 45% que confiam um pouco.
A OAB aparece em seguida, com 83% de confiança — 24% confiam muito e 59% um pouco. Já as igrejas evangélicas, consideradas em conjunto, registraram 31% de confiança plena, ocupando a segunda posição no índice de confiança total.
O estudo foi realizado entre 7 e 14 de julho, com 2.005 entrevistas presenciais em 130 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Além da confiança nas instituições, a pesquisa avaliou a percepção dos brasileiros sobre democracia e polarização política. Para 74% dos entrevistados, “a democracia é sempre melhor que qualquer forma de governo”. Já 72% consideram que o Brasil vive uma polarização, marcada pela divisão em dois grupos com visões opostas, enquanto 16% afirmam que há harmonia política.