O CFP (Conselho Forâneo Pastoral) da Forania Rosário se reuniu na noite desta quinta-feira (25), na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Palmira, para reunião com o bispo de Guarulhos, dom Edmilson Amador Caetano. O objetivo foi tratar novamente a implementação das conclusões do Sínodo 2021-2024, que teve como tema “Por uma Igreja mais sínodal”. Coordenadores de pastorais da Paróquia São José compareceram.
Dom Edmilson explicou que, na Diocese, possuímos organização de estruturas sinodais, como as pastorais, movimentos e eventos. Contudo, ele ressaltou que é preciso viver a sinodalidade no trabalho pastoral.
“O que une todas as comunidades é a busca por viver a missão a partir da Eucaristia, dos conselhos pastorais e da vida ativa das pastorais e comunidades”, explicou o bispo.
Foram apresentados aos coordenadores de pastorais os resumos das respostas dadas pelas paróquias referentes à questões apresentadas pelo Sínodo em Guarulhos. Há uma grande preocupação das comunidades no comprometimento dos fiéis, na Pastoral do Conjunto e na comunicação.
As paróquias desejam atender pessoas que estão distantes da igreja, como pessoas em insegurança alimentar, jovens, pessoas com deficiência, ex-agentes de pastorais, entre outros. Outro item de atenção – quase geral – é a falta de agentes de pastorais para assumir os compromissos, além de formação sólida.
Dom Edmilson explicou que os CPPs (Conselhos Paroquiais Pastorais) terão novas perguntas a serem respondidas em breve. A próxima reunião do CRF Rosário será em fevereiro de 2026.