A Pastoral Familiar da Paróquia São José organiza a Semana Nacional da Família. Neste terceiro dia, você é convidado a fazer o encontro “Família e Matrimônio” na sua casa. Tire uma foto e marque @saojoseguarulhos no Facebook.
FAMÍLIA E MATRIMÔNIO
ORAÇÃO INICIAL
Leitor 1
Senhor Jesus Cristo,
Filho Unigênito do Pai,
Vós nos destes a vida
E nos revelastes o verdadeiro amor
Transbordante e inesgotável,
Que brota da família trinitária.
Leitor 2
Queremos colocar nossas famílias
Na mesma sintonia e intensidade
Desse amor, generoso e gratuito,
Sempre aberto à vida e,
“como igreja doméstica,
Sermos fermento de vida nova
Para a sociedade” (AL 292)
TODOS:
Que a nossa casa possa estar a serviço do vosso Reino…
Dirigente:
…e cresçamos no compromisso de família humana à luz da Trindade divina, tornando-nos semelhantes na coragem e serenidade de vosso Pai adotivo São Jose e de vossa Mãe Santíssima, a Virgem Maria, cujo o coração abriga e protege todas as famílias do mundo inteiro. Isto vos pedimos, com o Pai, na unidade do Espirito Santo. Amém.
OBJETIVO
Amados irmãos em Jesus Cristo, a família é o lugar ideal para refletir o amor de Deus que se inicia pelo matrimônio, sendo este um dom de Deus para a santificação dos esposos. Quando nos casamos, Jesus Cristo passa a caminhar conosco até que a morte nos separe. Elevemos ao Senhor todos os dias nossas súplicas pela preservação da nossa união como família para que nos dê sabedoria e forças para nos suportarmos, amarmo-nos, perdoarmo-nos, sermos leais e nos fortalecermos contra as tentações e dificuldades diárias. Reflitamos: Concretamente temos vivido o matrimônio segundo os desígnios do Senhor? Nossa família tem sido uma morada de Deus?
RECORDAR A VIDA DA PALAVRA
As famílias gostariam de partilhar algum momento ou reflexão em relação a reunião anterior?
- BÍBLIA ABERTA (Gênesis 2, 19-20)
Questões para partilha
_O seu matrimônio tem sido fonte de santificação?
_A sua família tem servido ao Senhor com fidelidade ?
_O que vocês precisam fazer como casal para que o seu matrimônio seja até que a morte os separe?
FAMÍLIA E MATRIMÔNIO
Leitor 1: A família tem início no matrimônio. A primeira imagem de matrimônio nas Sagradas Escrituras encontra-se na passagem em que Deus cria uma companheira para Adão (Gn 2, 19-24). Com a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo passou a união entre homem e a mulher a ser levada à condição de Sacramento.
Leitor 2: O matrimônio é o Sacramento na relação de amor e fé entre os cônjuges e que tem um caráter unitivo e procriativo. Para que o matrimônio frutifique é preciso que os esposos sejam uma só carne, que haja comunhão de ideias e projetos, que sejam parceiros na caminhada, tendo o propósito de fazer o outro feliz, a exemplo de Cristo e a Igreja.
Leitor 3: É o matrimônio o lugar propício e oportuno do serviço ao Senhor e aos irmãos. 1) pela prática do amor, os esposos se tornam parceiros de Deus na educação dos filhos; 2) ao educar a prole na fé, surge uma família que é missionária, pois evangeliza; 3) pelo amor mútuo, os membros da família são exemplos da presença de Cristo na comunidade; 4) inseridos na Igreja se autoajudam, e ajudam àqueles que se aproximam; 5) situações como a saúde e doença, desentendimentos e paz, prosperidade e crise financeira, ofensa e perdão, oportunizam que cresçam na maturidade relacional e espiritual.
Leitor 4: O casal precisa saber qual a sua meta ao navegar pela vida. O caminho de santidade do matrimônio, metaforicamente é como um barco, os esposos equiparam-se aos condutores e são auxiliados pelos filhos, os tripulantes, mas todos rumo ao porto seguro: o Reino de Deus. Os tripulantes, dependem das decisões corretas dos condutores. Assim, atravessaram o oceano das dificuldades e tentações.
Leitor 5: Na trajetória haverá tempestades: vícios ideologias, falsas doutrinas, doenças etc. O que fazer? Tolerar as diferenças, cooperação mútua, fazer uso criativo dos talentos, diálogo e comunhão com a Palavra. Assim, a família, Igreja Doméstica, será a morada de Deus e o lugar seguro dos tripulantes.
PRECES
Leitor 1: Senhor, dê-nos a sabedoria para que possamos iluminar nosso matrimônio na sua presença, rezemos ao Senhor:
Todos: Senhor, ilumine nossa família.
Leitor 2: Senhor, dê-nos dom da fortaleza para não cairmos nas tentações contrárias ao matrimônio, rezemos ao Senhor:
Leitor 3 Senhor, dê-nos o Espírito Santo para que como família possamos viver unidos, amar-vos, obedecer-vos, sermos exemplo de fé e de caridade na comunidade, rezemos ao Senhor:
Leitor 4: Senhor, ajude-nos para que possamos conviver, perdoando-nos e nos amemos como dispõe o teu santo evangelho, rezemos ao Senhor:
Leitor 5: Senhor, dê-nos o dom de sermos luz e sal para todos os que nos rodeiam, rezemos ao Senhor: (Preces espontâneas)
COMPROMISSO
Reunir a família e meditar Gn 2, 19-24.
Em família fazer um gesto de caridade. Ex: visitar uma instituição que trabalha com carentes, visitar um doente, colaborar com alguém necessitado.
ORAÇÃO FINAL:
Família: Deus nosso Pai, por quem somos Amados e Chamados antes que nascêssemos (cf. Jr, 1,5) para sermos no mundo sinal vivo do vosso amor, fazei que nossas famílias, a exemplo da Família de Nazaré, sejam missionárias do vosso Reino.
Todos: Somos Amados e Chamados ao amor na vocação que nos destes.
Família: Pedimos-vos por nossas famílias, para que, encontrando em Vós a vocação, ajudem a cada pessoa a estar atenta ao chamado que o Senhor vos faz, e que em nossas casas sirvamos ao Senhor.
Todos: Somos Amados e Chamados ao amor na vocação que nos destes.
Família: Isto Vos pedimos pela intercessão de Maria, nossa mãe, e de São José, educadores de vosso Filho. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amém!
Pai nosso – Ave Maria.
Fonte: Hora da Família: celebrações para a Semana Nacional da Família – CNBB