Com o lema “Ele veio morar entre nós”, Campanha da Fraternidade 2026 destaca o direito à moradia.

Em 2026 a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Moradia”. A tradicional “Coleta Nacional da Solidariedade” acontece no Domingo de Ramos, este ano em 29 de março. Reconhecida internacionalmente, a campanha começou como uma iniciativa local, em Natal–RN no ano de 1962. Liderada por Dom Eugênio de Araújo Sales, o objetivo inicial era arrecadar fundos para obras sociais e apostólicas da comunidade.

No ano seguinte (1963), outras 19 dioceses aderiram ao projeto de Sales. E foi a partir da Quaresma de 1964 que foi realizada a primeira campanha nacional por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Visando promover o espírito comunitário por meio da arrecadação de fundos, a campanha é um convite para que os Católicos possam exercitar a vida em fraternidade e conscientizar-se da responsabilidade em evangelizar.

No vídeo a seguir, o assessor de campanhas da CNBB, Pe. Jean Poul, explica os aspectos sociais e espirituais relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade 2026.

O déficit habitacional no Brasil

No levantamento divulgado pela Fundação João Pinheiro, com dados obtidos do IBGE em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação, foram considerados aspectos relativos às condições de moradia. Habitação em domicílios rústicos ou improvisados; moradias do tipo cômodo e por aquelas com mais de uma família na habitação e ônus com aluguel urbano, quando domicílios com renda de até três salários mínimos gastam mais de 30% dos ganhos com aluguel.

Compartilhe

×