Mais de 200 pessoas compareceram na abertura da Campanha da Fraternidade (CF) da Forania Nossa Senhora do Rosário, em 4 de fevereiro, na Paróquia Santa Rita de Cássia. Dentre os participantes, cerca de 60 eram agentes de pastorais da Paróquia São José. A CF deste ano traz o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Em Cristo somos todos irmãos (MT 23,8)”.
A equipe diocesana da campanha ministrou a formação, que durou mais de duas horas. A psicóloga Fernanda Maia enalteceu que a violência nasce dentro do coração humano e que pessoas criminosas podem surgir da combinação de disposição genética e maus tratos recebidos.
“Suporte social é o caminho para combater a violência. Na dúvida do que é certo ou errado, basta pensar no que não gostaria que fizessem para você.”
Para o padre Antônio Carlos Frizzo, assessor da equipe e vigário de São José, devemos procurar imitar Jesus, que respondia aos atos de violência com gestos de amor. A equipe sugeriu que as paróquias e pastorais busquem promover atividades de reflexão ao longo do ano, além de uma caminhada pela paz.
O padre Paulo Leandro, pároco de São José, encerrou o encontro e destacou que a campanha não retrata a violência, mas formas de superá-la.
“Seguimos um jovem estampado em todas as igrejas que sofreu violência. Cristo ressuscitou para ressuscitarmos a cada dia”, afirmou.