Igreja celebra hoje a Apresentação do Senhor

Nesta segunda (02), há exatos quarenta dias após o Natal, a Igreja Católica celebra a festa da “Apresentação do Senhor”. A data faz referência aos acontecimentos narrados no capítulo 2 do evangelho de Lucas. Após completar os quarenta dias da purificação, conforme a Lei de Moisés, Maria e José apresentaram Jesus ao Senhor no Templo.

Segundo o Vaticano, a data passou a ser comemorada na Roma do século V. Porém, a celebração já acontecia no Oriente, em meados do século IV, sendo conhecida como “Festa do Encontro”. O título faz referência ao momento em que Simeão e Ana encontram-se com Jesus no Templo, sendo que ambos representam o povo de Deus que anseia a libertação de Israel.

“Porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel.” Lucas 2, 30–32

Inspirada nas palavras de Simeão, foi acrescentada a “benção das velas” para lembrar que Jesus é a “Luz dos Gentios”. Aqui o termo “gentios” refere-se às nações e não apenas Israel. Neste sentido, a salvação de Jesus será ampla e irrestrita a todos os povos da terra, sem qualquer distinção.

Jesus, um sinal de contradição

No vídeo a seguir, o professor Felipe Aquino, do canal Catecismo da Igreja Católica, faz uma breve reflexão sobre as palavras de Simeão à Maria. Ao anunciar que Jesus seria um sinal de contradição, Simeão revela que a presença de Cristo divide, provoca escolhas e desmascara os corações.

Compartilhe

×