Seul 2027: a Jornada Mundial da Juventude segue aproximando os jovens da fé

A próxima JMJ (Jornada Mundial da Juventude) ocorrerá em Seul, na Coreia do sul, e será realizada de 29 de julho a 8 de agosto de 2027. São esperados jovens de todo o mundo para celebrar a edição e acompanhar a primeira jornada do Papa Leão XIV. O evento é um dos maiores da Igreja Católica e um dos mais significativos encontros juvenis do mundo.

Durante a apresentação oficial, a Arquidiocese de Seul anunciou que a programação será distribuída em duas etapas: de 29 de julho a 2 de agosto, os jovens participarão da “Jornada nas Dioceses”, que envolverá as 15 dioceses coreanas, e de 3 a 8 de agosto, os principais eventos acontecerão na capital. A organização também garantiu hospedagem gratuita em paróquias, escolas e casas de famílias, além de uma ampla estrutura de segurança, transporte e saúde.

A JMJ tem como objetivo reunir jovens de todas as nações para viver uma profunda experiência de fé, comunhão e missão. Desde então, a celebração é um convite permanente à juventude para ser protagonista na Igreja e no mundo. Por meio da oração, da convivência e do testemunho, os jovens são chamados a levar esperança e alegria às suas comunidades.

Instituída pelo Papa João Paulo II, no dia 23 de março de 1986, foi criada como meio de aproximar os mais jovens à vida da Igreja e proporcionar aos jovens um espaço para experimentar a fé em comunidade e partilha. Com o passar dos anos, a JMJ consolidou-se como uma ponte entre o jovem e a Igreja, e um convite para que esse jovem se torne protagonista na vida da comunidade cristã e no anúncio da fé.

No Brasil, a jornada foi em 2013 no Rio de janeiro e foi a primeira do Papa Francisco (1936 – 2025), e contou com a presença de 3,7 milhões de jovens na missa de envio que foi realizada na orla de Copacabana. Sendo a segunda edição do evento realizada na América do Sul e a primeira presidida pelo Papa Francisco, eleito poucos meses antes.

A última JMJ foi em Lisboa no ano de 2023, e reuniu cerca de 1,5 milhões de pessoas, sendo a última presidida pelo então Papa Francisco que veio a falecer em abril de 2025.

Compartilhe

×