Vaticano retoma atenção à causa de beatificação do cardeal Van Thuan

A causa de beatificação do cardeal vietnamita Francis-Xavier Nguyen Van Thuan voltou a receber atenção da Santa Sé, 50 anos após sua primeira prisão pelo regime comunista no Vietnã. A informação foi confirmada por Elisabeth Nguyen Thi Thu Hong, irmã mais nova e última viva do religioso, ao ACI Digital. A Paróquia São José, no Jardim Paulista, em Guarulhos, possui uma relíquia de segundo grau da batina de Van Thuan no altar.

Segundo o Vaticano, o Dicastério para as Causas dos Santos incentivou os fiéis a intensificarem as orações e a devoção ao cardeal. O órgão lançou uma página dedicada à sua memória, ressaltando suas mensagens de esperança e perdão, difundidas mundialmente.

Em visita a Roma, Elisabeth destacou que a continuidade do processo depende da aprovação de um milagre atribuído à intercessão do cardeal. Funcionários do Dicastério reafirmaram a importância desse reconhecimento para que a causa avance.

Van Thuan foi declarado venerável em 2017, etapa anterior à beatificação. Ele permaneceu preso por 13 anos, sendo nove em confinamento solitário. Durante o período, escreveu reflexões espirituais que circularam clandestinamente e deram origem ao livro O Caminho da Esperança: Um Evangelho da Prisão.

Após a libertação, o religioso foi exilado e passou a viver em Roma, onde atuou no Pontifício Conselho Justiça e Paz. Em 2001, o papa João Paulo II o nomeou cardeal. Diagnosticado com câncer no estômago, fez sua última viagem à Austrália para visitar a família no centenário de sua mãe, quatro meses antes de morrer, em 16 de setembro de 2002.

Compartilhe

×