Saiba a diferença entre jejum e abstinência

Na Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, começa o Tempo da Quaresma, tempo propício para a conversão e preparação para a Páscoa do Senhor. Apesar de não ser um dia de preceito, a participação na Santa Missa é recomendável. As cinzas recebidas neste dia representam a fragilidade humana e o coração arrependido que se renova no caminho do Senhor.

A Quarta-feira de Cinzas é dia de jejum e abstinência obrigatórios, assim como na Sexta-feira Santa. As práticas são recomendadas também em todas as sextas-feiras do ano, conforme orienta o Código de Direito Canônico.

Muitos se confundem sobre como vivenciar este momento. A abstinência pedida pela Igreja é a pessoa ficar sem comer carne bovina, suína e aves. O fiel pode ingerir ovos, peixes e os frutos do mar. A abstinência é obrigatória para os que tiverem entre 14 anos e 60 anos.

Já o jejum pode ser feito de diversas formas, como explicou o padre Weber Galvani, pároco de São José, no final da missa da noite deste domingo (11) na matriz paroquial.

“Você pode fazer uma refeição normalmente e as outras duas você a faz tão pequenininhas que, juntas, não dão a segunda refeição completa. Se você escolher almoçar, coma pouco no café da manhã e faça um jantar leve. Esse é o jejum da Igreja. Você pode tornar o jejum mais polposo. Tem irmãos que foram treinados a jejuar a pão e água. Outros treinados a jejuar só com líquidos. Cada um sabe o caminho que é melhor. Cada um se avalie. Tem as questões de saúde também”, explanou.

O jejum também é destinado, preferencialmente, às pessoas entre 18 e 59 anos. Os pais devem explicar às crianças o significado da penitência e do jejum, mesmo que elas não jejuem.

Crianças, adultos com doenças físicas e mentais, mulheres grávidas ou que amamentam e pessoas que exercem trabalho braçal não precisam jejuar. O jejum ajuda os fiéis a dominarem seus instintos, ter liberdade no coração e se aproximar do Senhor por intermédio do sacrifício.

Na Quarta-feira de Cinzas, a Paróquia São José terá missas às 8h, 15h e 20h. Na Capela Santa Rosa de Lima, as celebrações acontecerão às 5h e 20h.

Compartilhe