A Pastoral Familiar da Paróquia São José organiza a Semana Nacional da Família. Neste quinto dia, você é convidado a fazer o encontro “Família e Compromisso com a Vida” na sua casa. Tire uma foto e marque @saojoseguarulhos no Facebook.
FAMÍLIA E COMPROMISSO COM A VIDA
ORAÇÃO INICIAL
Leitor 1
Senhor Jesus Cristo,
Filho Unigênito do Pai,
Vós nos destes a vida
E nos revelastes o verdadeiro amor
Transbordante e inesgotável,
Que brota da família trinitária.
Leitor 2
Queremos colocar nossas famílias
Na mesma sintonia e intensidade
Desse amor, generoso e gratuito,
Sempre aberto à vida e,
“como igreja doméstica,
Sermos fermento de vida nova
Para a sociedade” (AL 292)
TODOS:
Que a nossa casa possa estar a serviço do vosso Reino…
Dirigente:
…e cresçamos no compromisso de família humana à luz da Trindade divina, tornando-nos semelhantes na coragem e serenidade de vosso Pai adotivo São Jose e de vossa Mãe Santíssima, a Virgem Maria, cujo o coração abriga e protege todas as famílias do mundo inteiro. Isto vos pedimos, com o Pai, na unidade do Espirito Santo. Amém.
OBJETIVO
Dirigente: Este encontro leva-nos a refletir sobre o tema Família e compromisso com a vida. Tem comunhão com a CF 2020 cujo tema é Fraternidade e Vida: Dom e compromisso. A vida tem seu início no seio da família. Por isso, a importância e a necessidade da família preparar-se estruturadamente para assumir o compromisso, de gerar, educar e cuidar da vida, desde a concepção até a morte natural.
A vida é dom de Deus, portanto ela deve ser respeitada e cuidada como um bem muito precioso.
Este encontro tem como finalidade, fazer uma breve reflexão sobre a questão da valorização e o cuidado com a vida. O texto bíblico que será refletido lança luzes sobre o tema. No Evangelho Jesus questiona-nos sobre qual deve ser a nossa atitude pessoal diante de uma vida que corre perigo. O samaritano viu, sentiu compaixão e cuidou dele.
RECORDAR A VIDA DA PALAVRA
Espaço para que a família possa partilhar algum fato da vida, especialmente sobre a vivencia da Campanha da Fraternidade 2020.
BÍBLIA ABERTA (Lucas 10, 25-37)
Questões para partilha
Qual é a nossa atitude diante das situações em que a vida está ameaçada seja pela violência pelo abandono ou pela indiferença?
Conhecemos as pastorais ou serviços que atuam na promoção e defesa da vida como, por exemplo, a pastoral da criança, a pastoral da pessoa idosa, trabalhos com dependentes químicos, acolhimento as mães grávidas em situação de vulnerabilidade e outros? Comentemos.
VIU E SENTIU COMPAIXÃO
Leitor 1: Deus quer que a família seja co-autora da vida. Por isso, a função de gerar, criar e educar os filhos. Contudo, a família deve ter garantias para prover suas necessidades básicas, a alimentação, moradia, educação, saúde, segurança, meio ambiente, entre outros, conforme nos aponta a CF 2020. Necessidades que são determinantes na formação integral da pessoa, para que ela tenha equilíbrio emocional, psíquico, afetivo etc. Devemos pensar numa ecologia integral. (cf. L.S, n.137)
Leitor 2: A pessoa ao se tornar adulta e ao assumir sua vocação de formar outra família, muito provavelmente irá repetir o que aprendeu e viveu em sua casa, portanto, se ela se desenvolveu num ambiente de uma família nuclear, onde o cuidado com a vida também acontecia de forma natural, a tendência é que repita tal modelo em sua nova família. Como diz o provérbio popular, “ As palavras comovem, o exemplo arrasta”.
Leitor 3: Infelizmente a cada dia vemos mais famílias desestruturadas, perdidas e destroçadas, onde nem mesmo dos seus conseguem cuidar. Resultado muitas vezes da falta de preparo e acompanhamento dos jovens, muitos influenciados pelo modismo e a ilusão do ter sem compartilhar, o prazer sem compromisso, e que mesmo assim buscam o matrimonio. São João Paulo II dizia A família “é o lugar onde a vida, dom de Deus, pode ser convenientemente acolhida e protegida dos múltiplos ataques a que está exposta…” (CA, n.39)
Leitor 4: O texto bíblico que acabamos de ouvir traz um exemplo de como devemos cuidar da vida, mesmo que o cuidado seja para com um estranho ou inimigo. Um samaritano ao ver um homem caído e ferido, socorre-o e se preocupa com ele, perde tempo, gasta seu dinheiro, e mais, não se importa com os condicionamentos históricos, entre samaritanos e judeus, pois eram inimigos. Jesus usa essa parábola para afirmar que para Deus não há diferença entre seres humanos, todos somos filhos do mesmo Pai, portanto, irmãos uns dos outros. Assim, o cuidado com a vida supera qualquer barreira.
Leitor 5: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Poderíamos citar inúmeros exemplos onde pessoas cuidaram da vida de outras, em nossas famílias, amigos e lugares distantes. Santa Tereza de Calcutá é um exemplo universal, igualmente lembremos da nossa Santa Dulce dos pobres, o anjo bom do Brasil, consumiu-se cuidando da vida, especialmente da vida dos mais pobres. A misericórdia, diante de uma vida em situação de necessidade é a verdadeira face do Deus.
PRECES
Leitor 1: Senhor Deus, pedimos a graça de podermos estar sempre atentos e agirmos em defesa e promoção da vida, especialmente junto aquelas pessoas mais indefesas e necessitadas. Rezemos ao Senhor!
Todos: Atendei Senhor a nossa prece.
Leitor 2: Senhor, livre-nos da tentação e de atitude de indiferença frente ao nosso próximo que sofre por causa das injustiças dos homens. Rezemos ao Senhor!
Leitor 3 Senhor, ajude-nos a nos manter fiéis aos ensinamentos de Deus Pai, que nos ensina que a vida é dom de Deus e que não temos poder de decidir quem deve viver ou morrer. Rezemos ao Senhor!
Leitor 4: Senhor, pedimos, afaste de nós os falsos profetas que enganam principalmente nossos jovens, incutindo neles uma mentalidade permissiva em nome das falsas liberdades e do progresso. Rezemos ao Senhor!
Leitor 5: Senhor pedimos, ilumine nossos governantes a criarem leis em favor da promoção da vida e não favoreçam em prol do aborto, eutanásia e de tudo que atenta contra a vida. Rezemos ao Senhor!
(Preces espontâneas)
COMPROMISSO
Diante de tudo o que refletimos e discutimos, especialmente após a iluminação por meio da Palavra, onde Jesus com uma simples parábola explica qual deve ser nossa atitude com relação á vida, o que poderíamos assumir como compromisso concreto?
Visitar casas pró-vidas ou casas de recuperação de dependentes químicos. Visitar e dar apoio as famílias dos dependentes químicos.
ORAÇÃO FINAL:
Família: Deus nosso Pai, por quem somos Amados e Chamados antes que nascêssemos (cf. Jr, 1,5) para sermos no mundo sinal vivo do vosso amor, fazei que nossas famílias, a exemplo da Família de Nazaré, sejam missionárias do vosso Reino.
Todos: Somos Amados e Chamados ao amor na vocação que nos destes.
Família: Pedimos-vos por nossas famílias, para que, encontrando em Vós a vocação, ajudem a cada pessoa a estar atenta ao chamado que o Senhor vos faz, e que em nossas casas sirvamos ao Senhor.
Todos: Somos Amados e Chamados ao amor na vocação que nos destes.
Família: Isto Vos pedimos pela intercessão de Maria, nossa mãe, e de São José, educadores de vosso Filho. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amém!
Pai nosso – Ave Maria.
Fonte: Hora da Família: celebrações para a Semana Nacional da Família – CNBB