Paróquia envia 30 pessoas para a JMJ do Panamá

Neste domingo, 13 de janeiro, às 11h, na Catedral de Guarulhos, acontece o envio dos peregrinos da cidade que vão participar da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá. A Paróquia São José mais uma vez vai se fazer presente no maior evento católico do mundo com 30 pessoas que fazem parte do Caminho Neocatecumenal.

O grupo será coordenado pelo casal de catequistas Délcio Aparecido Fernandes e Lenice Martins Fernandes, que integram a 1ª Comunidade do Caminho na São José e são catequistas da 7ª até a 10ª comunidade. Entre os 28 jovens, as idades variam de 13 a 26 anos. “O valor ficou alto, R$ 7,5 mil por pessoas, mas fizemos festas e eventos para organizar fundos, além da ajuda de padrinhos que doaram R$ 30 por mês”, conta Délcio.

Após ser enviado pelo bispo de Guarulhos, dom Edmilson Amador Caetano, o grupo da São José viaja para o Panamá no dia 22 de janeiro. Os peregrinos farão uma conexão em Bogotá, na Colômbia, onde ficarão por quase um dia. “Vamos participar da Via Sacra (com o papa Francisco), visitar santuários e fazer evangelização nas ruas”, conta Délcio.

O grupo participará da vigília e da missa de encerramento com o papa Francisco, nos dias 26 e 27 de janeiro. No dia 28, eles participam de encontros com os catecúmenos e formadores do mundo todo. Depois, vão à Costa Rica visitar o principal santuário do país e fazer evangelização nas ruas. O retorno é previsto para 4 de fevereiro.

A JMJ foi criada pelo papa João Paulo II, em Roma, em 1984, como um grande encontro da Igreja com os jovens. Houve uma no Brasil, em 2013, no Rio de Janeiro, que reuniu 3,7 milhões de pessoas na praia de Copacabana. A última foi na Polônia, quando o criador das jornadas foi canonizado. Para Délcio, a principal esperança para essa JMJ é que surja, na Paróquia São José, vocações sacerdotais. “Que os jovens estejam abertos a anunciar Jesus ao mundo”, finaliza.

Compartilhe